13 Outubro 2021

Vire a Chave no Dia Global da Criptografia

Por Susannah Gray, Diretora de Comunicações da Internet Society

Texto publicado originalmente no dia 13 de setembro de 2021, no blog da Internet Society.

O Dia Global da Criptografia é um evento global que é celebrado todo dia 21 de outubro. Organizado pela Global Encryption Coalition (GEC), o Dia Global da Criptografia colocará a criptografia forte no centro das atenções de todo mundo para nos ajudar a defender uma Internet mais forte para todas as pessoas.

Vire a Chave

Nos dias que antecedem o Dia Global da Criptografia, a GEC está realizando a campanha Make the Switch (Vire a Chave, na tradução em português). Queremos que você se envolva migrando para plataformas e serviços criptografados de ponta a ponta e ajude a defender uma criptografia forte e plataformas e serviços criptografados em suas comunidades. A campanha Make the Switch culminará com o próprio Dia Global da Criptografia, um dia repleto de eventos e atividades que acontecerão em todo o mundo, e que colocarão a criptografia em primeiro lugar.

Participe

Há muitas maneiras de participar da campanha Make the Switch (Vire a Chave), e do próprio Dia Global da Criptografia.

Fique por dentro das novidades

Nas semanas que antecedem o Dia Global da Criptografia, a GEC atualizará o site da campanha com novas informações e novas atividades e maneiras interessantes de se envolver, portanto, salve esse link. Você também pode acompanhar as últimas notícias no Twitter (incluindo as hashtags #EncryptionDay e #MakeTheSwitch) e no Facebook.

Razões para participar

A criptografia garante a privacidade e a segurança de nossas informações e conversas privadas e ajuda jornalistas a denunciarem formas de corrupção e a exigir responsabilização daqueles no poder. Ela protege a segurança de pessoas e países e mantém a Internet robusta e segura.

Mas a criptografia está sob ameaça. Alguns governos argumentam que as forças de segurança devem possuir um perigoso nível de autoridade, exigindo que as empresas criem uma "porta dos fundos" à criptografia para combater o crime. Autorizar o "acesso pela porta dos fundos" às forças de segurança teria consequências perigosas e imprevisíveis, que prejudicariam os esforços para prevenir o crime, expondo as informações pessoais e confidenciais de bilhões de pessoas e criando novos pontos de acesso perigosos que podem ser aproveitados criminosos e atores hostis.

Portanto, pedimos a todas as pessoas que nos ajudem a espalhar a mensagem de que a criptografia forte torna a vida de todas as pessoas mais segura, e que participem da campanha Make the Switch (Vire a Chave) no Dia Global da Criptografia.

Nota: A Internet Society é um membro fundador da Global Encryption Coalition e atualmente faz parte do Comitê Diretor da GEC. A ISOC Brasil também é membro da GEC, assim como o Instituto Liberdade Digital, o Instituto de Referência em Internet e Sociedade, o Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife e o Instituto Beta - Internet e Democracia.