12 Dezembro 2022

Novo membro organizacional | NUPEF

Criado em 2009 como um instituto sem fins lucrativos, o Nupef dedica-se a expandir a apropriação dessas tecnologias, especialmente por organizações da sociedade civil, movimentos sociais e comunidades social e economicamente excluídas.

A infraestrutura tecnológica e a expertise do Nupef contribuem para que organizações da sociedade civil, movimentos sociais e comunidades implementem práticas inovadoras e seguras em ambientes digitais. Isso se dá, por exemplo, através do projeto Tiwa, um serviço de Internet sem fins lucrativos. Os serviços do Tiwa garantem um ambiente de infraestrutura protegida para inovações, experimentações, processos de debate e formação, bem como serviços próprios do Nupef e dos seus parceiros.

Em 2020 foi concluído o projeto “Desenvolvimento de Redes Comunitárias na Região Norte do Brasil”, desenvolvido pelo Instituto Nupef, com financiamento do programa “Beyond the Net” da Internet Society em parceria com a ISOC Brasil. O projeto foi liderado por Carlos Afonso, coordenador do projeto e ex-presidente da ISOC Brasil, e Oona Castro.

Após dois anos de muito trabalho, foram desenvolvidas três novas redes de acesso comunitário no Estado do Maranhão: duas em parceria com as organizações e movimentos das quebradeiras de coco babaçu e uma no quilombo de Bairro Novo, em Penalva (MA). Nesta última, o Nupef já havia implantado uma rede em 2017, mas o instituto identificou necessidade e oportunidade de expansão e melhoria da rede, buscando maior resiliência e ampliação dos beneficiados. 

As redes de comunicação comunitária que o Nupef tem implantado em zonas rurais criam uma malha por meio roteadores (rádios wifi) instalados em determinados pontos do território que permitem o acesso a serviços locais, trocas de mensagens (serviços de voz sobre IP e de troca de mensagens, entre outros). O acesso à Internet é viabilizado por um sinal de satélite e distribuído em malha por esses roteadores – permitindo alcançar uma extensão maior do território. Para saber mais, acesse a notícia completa aqui! 

Carlos Afonso, um dos fundadores da ISOC Brasil, faz parte do Nupef como diretor. Ele já foi presidente da ISOC Brasil e, atualmente, é um forte laço na conexão entre as duas organizações. Carlos Afonso faz parte do Internet Hall of Fame, mantido pela Internet Society, como um dos grandes pioneiros da Internet, o que é motivo de orgulho para o Nupef e para a ISOC Brasil.