01 Novembro 2023

Nota Pública de Esclarecimento da ISOC Brasil

A Diretoria da ISOC Brasil, o capítulo brasileiro da Internet Society, vem a público informar que, para sua surpresa, a Internet Society foi inscrita no processo eleitoral em curso no CGI.br - Comitê Gestor da Internet no Brasil, destinado à escolha, pela comunidade, dos 11 conselheiros representantes dos diversos setores da sociedade civil. Isto pode ser constatado em consulta à lista de entidades cadastradas no processo. Embora o uso do nome "Internet Society" na inscrição, foi informado no cadastramento o CNPJ da ISOC Brasil, entidade legalmente independente da Internet Society global, que por sua vez está registrada legalmente apenas nos Estados Unidos.

A inscrição não foi homologada pelo CGI.br, tendo em vista a ausência da apresentação da documentação completa necessária, como pode se verificar na relação final de entidades homologadas.

Tal inscrição foi feita à revelia da Diretoria do capítulo, que nunca apreciou a possibilidade de inscrição no processo eleitoral do CGI.br de 2023, nem foi contatado, por qualquer pessoa, para discutir tal inscrição.

Após solicitação formal encaminhada pela ISOC Brasil à Comissão Eleitoral encarregada do processo eleitoral no CGI.br, recebemos informação sobre a identidade da pessoa que efetivou a inscrição. Feito o contato com essa pessoa, verificou-se que a inscrição foi um equívoco de sua parte, causado por uma má interpretação dos procedimentos associados a candidaturas para o processo eleitoral. Deixamos claro a essa pessoa nosso descontentamento com o fato ocorrido, na certeza de que essa situação não se repetirá no futuro.

Esclarecido o assunto, e sem que tenha ocorrido qualquer prejuízo à imagem da ISOC Brasil, a Diretoria do capítulo considera o episódio encerrado.

São Paulo, 31 de outubro de 2023

Flávio R. Wagner
Presidente da ISOC Brasil