18 Agosto 2020

Conteúdos da Internet Society sobre criptografia

Junto a outras entidades que atuam no âmbito da Governança da Internet no Brasil, o capítulo brasileiro da Internet Society está engajado na campanha virtual #CriptoAgosto, buscando ampliar o debate sobre a importância da criptografia e suas implicações. Para nos somarmos a esta conversa, organizamos um compilado com conteúdos importantes da Internet Society que exploram o tema. Confira:

Criptografia e Políticas Públicas

As tecnologias de criptografia permitem que os usuários da internet protejam a confidencialidade de seus dados e comunicações contra observações e intrusões indesejadas. A criptografia também é um dos fundamentos técnicos da confiança na internet. Ela promove a liberdade de expressão, o comércio, a privacidade e a confiança do usuário e também ajuda a proteger os dados das ações de pessoas mal-intencionadas. Por essas razões, a Internet Society acredita que a criptografia deve ser o padrão usado no armazenamento de dados e no tráfego da Internet.

Download do documento em português

Criptografia e os Riscos do Acesso Excepcional

As tecnologias de criptografia permitem que os usuários de internet protejam a integridade e a confidencialidade de seus dados e comunicações. Desde a limitação do impacto de vazamento de dados até manter mensagens em confidencialidade, a criptografia é uma ferramenta essencial para a segurança digital. Como base técnica para a confiança na Internet, a criptografia promove a liberdade de expressão, comércio, privacidade e confiança dos usuários e ajuda a proteger dados e comunicações de pessoas mal intencionadas. A Internet Society acredita que a criptografia deve ser o padrão usado no armazenamento de dados e tráfego de internet e manifesta grande preocupação com mecanismos de “acesso excepcional”, pelos quais autoridades teriam a capacidade de acessar o conteúdo de comunicações e dados de forma descriptografada. Veja aqui uma breve introdução técnica à criptografia e aos problemas que o “acesso excepcional” pode causar.

Download do documento em português

Seis razões pelas quais o acesso excepcional a informações criptografadas enfraquece a Internet e coloca a sociedade em risco

Governos estão preocupados que a criptografia possa tornar mais difícil a coleta de informações para prevenir ou punir atos terroristas e criminosos. Apressam-se a propor e promulgar legislações ou regulações que deem aos órgãos de aplicação da lei o poder de interceptar e acessar comunicações criptografadas, ou pedir às empresas que o façam por eles.  Isto é perigoso para todos no mundo digital.  A Internet Society vê seis razões principais pelas quais estas medidas de "acesso excepcional" enfraquecem a segurança da Internet e colocam a economia global, os serviços críticos de que dependemos e as vidas de todos os cidadãos em grande risco.

Download do documento em português

Como a criptografia pode proteger jornalistas e a imprensa livre

A criptografia é um instrumento essencial para jornalistas. Se jornalistas não puderem se comunicar em confiança com colegas e fontes, não poderão fazer o seu trabalho em segurança. Da mesma forma, se não puderem proteger o anonimato das suas fontes, essas fontes poderão não se apresentar, e a sociedade pagará o preço. A Internet Society recomenda que a liberdade de imprensa seja protegida, assegurando-se que jornalistas e o público sejam livres para utilizar uma criptografia forte de ponta a ponta. Jornalistas precisam estar seguros na Internet, podendo responsabilizar governos e instituições, contar histórias importantes e de impacto, e promover democracias saudáveis.

Acesse o conteúdo

Além dos conteúdos disponibilizados, reforçamos o convite para o webinar “Criptografia: aspectos técnicos e implicações sobre políticas públicas” que ocorrerá no dia 27 de agosto, às 17 horas. Confira mais informações sobre o evento e participe.