03 Março 2021

Coalizão WiFi6E Brasil comemora decisão da Anatel que destina faixa de 6 GHz para WiFi

A Coalizão WiFi6E Brasil, da qual a ISOC Brasil é signatária e que reúne diversas entidades e empresas, celebrou a decisão da Anatel que assegurou a totalidade do espectro na faixa de 5.925 a 7.125 MHz (faixa de “6 GHz”) para o uso não licenciado. Tal decisão permitirá o uso eficiente, otimizado e flexível do espectro, capaz de possibilitar a massificação da conectividade em banda larga e a democratização do acesso à Internet no Brasil, especialmente por meio da atuação dos provedores de Internet de pequeno porte, em alinhamento às políticas públicas estabelecidas para o setor de telecomunicações.

Em uma carta aberta enviada ao membros do Conselho Diretor da Anatel e a todos os brasileiros, a coalizão destaca a postura adotada pela Agência Nacional de Telecomunicações – a maior alocação de espectro para uso não licenciado em uma geração –, que estabelece um novo patamar de democratização das ações clássicas de atribuição e destinação do espectro, aprimorando as escolhas do consumidor, a inovação, a conectividade e o acesso.

 

Linha do tempo

 

No dia 23 de novembro de 2020, a coalizão enviou à Anatel sua primeira manifestação com um longo detalhamento da demanda e da sua justificativa.

Em 10 de dezembro de 2020, o Conselho Diretor da Anatel, por unanimidade, decidiu lançar consulta pública para a destinação de 1.200 MHz – na faixa de 5,925 GHz a 7,125 GHz – para a tecnologia WiFi, conhecida como WiFi 6E. A Coalizão WiFi6E Brasil realizou um intenso trabalho político, para que a Consulta Pública já incorporasse os pontos que a coalizão defende.

Em 24 de janeiro de 2021, a coalizão enviou sua contribuição formal à CP82, reiterando a defesa da alocação de todos os 1200 MHz da faixa de 6 GHz para o WiFi, em uso não licenciado.

No dia 25 de fevereiro de 2021, a Anatel aprovou a revisão dos requisitos técnicos para equipamentos que operam na faixa de 5.925 MHz a 7.125 MHz, genericamente chamada de faixa de 6 GHz.

 

Aqui você encontra a relação de empresas e entidades que fazem parte atualmente da coalizão.