22 Dezembro 2022

Candidatura de Thobias Prado

ISOC BRASIL – ELEIÇÕES 2023 | CANDIDATURA

Nome

Thobias Prado Moura

Cargo Pretendido

Membro do Conselho Fiscal 

Curriculum Resumido

THOBIAS PRADO MOURA – 28 anos 

Advogado, Pesquisador e Doutorando em Direito 

E-mail: thobiasp.moura@hotmail.com | +55 034 991486960  

  

EDUCAÇÃO 

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA  

Doutoramento em Direito e Segurança – Setembro 2022 – Em andamento

Pesquisas relacionadas à Geopolítica da Internet, Governança da Internet e Cibersegurança

 

UNIVERSIDADE DE LISBOA 

L.L.M Proteção de Dados: LGPD & GDPR – Agosto 2022 – Em andamento  

  

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) 

Bacharelado em Direito – Março de 2017 – Abril 2022 

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL   

CENTRO PELA JUSTIÇA E O DIREITO INTERNACIONAL (CEJIL) 

Estagiário – Dezembro 2021 – Dezembro 2022 

 

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS 

Estagiário – Março 2021 – Maio 2022 

  

NDM ADVOGADOS

Advogado – Novembro 2022 – Atualmente 

  

PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES 

· Privacidade e Vigilância Em Tempos De Covid-19: Geolocalização e Tratamento De Dados Pelos Estados Brasileiros. Direitos Humanos - Contextos e Perspectivas.  Editora Foco. 2020. (em coautoria com Prof. Dr. Alexandre Walmott). 

· Vigilância e Monitoramento na Sociedade da Informação: Contribuições do Constitucionalismo Digital para a Governança da Internet. Direitos Fundamentais & Justiça, Online 2022. (em processo de publicação, escrito em coautoria com Prof. Dr. Rodrigo Vitorino e Luma Laura Goes). 

·  Algoritmos, machine learning e inteligência artificial: transformações sociais e econômicas e siderações nas formas jurídicas. Direito Digital e Inteligência Artificial: Diálogos Entre Brasil e Europa, Editora Foco, 2021 (em coautoria com o Prof. Dr. Alexandre Walmott e Prof. Me. Alex Cabello Ayzama).   

·  Submission to the UN Special Rapporteur on Freedom of Religion or Belief. Report to be presented at the 75th session of the UN General Assembly (2020) on Eliminating Intolerance and Discrimination Based on Religion or Belief and the Achievement of Sustainable Development Goal 16 (SDG 16). Online, 2020 (em coautoria com o Prof. Dr. Rodrigo Vitorino, Carla Bonella e Luma Laura Goes). 

 

PRÊMIOS E CONQUISTAS   

· Foi participante da VII Escola de Governança da Internet (EGI), organizada pelo CGI.br em Julho de 2022; 

· Foi Youth Ambassador em 2020 para YouthBrasil e 2021 para YouthLACIGF em eventos de Governança da Internet na América Latina; 

· Selecionado para representar o Brasil no Fórum de Governança da Internet (IGF), em Berlim 2019, pelo programa Diplomacia Civil. 

 

Motivação para Candidatura

Me candidato para membro do Conselho Fiscal, pois quero ajudar a ISOC-Brasil a construir uma internet que seja mais inclusiva, democrática e plural. Há tempos tenho interesse em me engajar na luta junto à ISOC-Brasil e a candidatura representa a oportunidade de fazer isso diretamente. Eu acredito que o ecossistema digital não está limitado por uma localidade, então seus riscos e desafios na proteção de dados somente serão efetivos se houverem soluções discutidas em nível multissetorial e plural, agregando saberes e pessoais com as mais variadas experiências de vida, profissional e acadêmica. Toda minha trajetória me fez preparado para trabalhar diretamente com todos os aspectos teóricos e técnico-legais que envolvem a governança da internet sob a ótica sócio-jurídica. Além disso, fui membro do Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia, onde pude ter contato direto com prestações de contas e documentação de gestão financeira. Portanto, creio que a chance de fazer parte da equipe é uma grande oportunidade de colocar em prática minhas competências, com trabalho de equipe e liderança para proteger os direitos humanos dentro do ambiente digital em um contexto cada vez maior de crise democrática, de tecnopolíticas de vigilância e governamentalidadealgorítmica. Para além da participação como membro individual, enxergo que contribuir com o Conselho Fiscal é essencial para o desenvolvimento do ISOC-Brasil, uma vez que coloco a disposição minha força de trabalho e minha experiência para ajudar no controle financeiro e contábil.