Ir para o conteúdo principal
Voltar
19 Fevereiro 2026

Candidata a Diretoria Administrativa: Camila Akemi Tsuzuki

 

(I) Nome completo: Camila Akemi Tsuzuki 

(II) Cargo Pretendido: Diretoria Administrativa

(III) Currículo Resumido

 

RESUMO DE QUALIFICAÇÕES

Administradora e advogada com experiência em governança da internet, Trust & Safety, moderação de conteúdo e políticas públicas digitais. Profissional com sólida experiência em organizações da sociedade civil e ambiente jurídico, com foco em proteção de direitos fundamentais no ambiente digital, combate à desinformação e educação midiática. Experiência comprovada em relacionamento com stakeholders governamentais, gestão de projetos multidisciplinares e advocacy no setor tecnológico brasileiro.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Jul/2025 – Atual

INTERNETLAB, Coordenadora de Pesquisa

  • Responsável pelo planejamento e execução de projetos de pesquisa relacionado a temas sobre governança de plataformas, garantia de direitos humanos na Internet, especialmente liberdade de expressão.
  • Atuo no monitoramento regulatório sobre políticas públicas digitais e no relacionamento institucional frente a entidades governamentais, academia, coalizões e organizações da sociedade civil.

 

Fev/2022 – Ago/2024

INSTITUTO VERO, Coordenadora de operações

  • Responsável pela captação de projetos junto a financiadores, relacionamento com stakeholders e planejamento de projetos de pesquisa em desinformação, promoção de direitos humanos na internet, cidadania digital e educação midiática para jovens.
  • Captei mais de R$ 250 mil em projetos junto a empresas privadas e institutos, sendo responsável pelo planejamento, gestão financeira e reporte a financiadores e stakeholders.
  • Gerenciei parcerias institucionais e financiamento para projetos estratégicos, fortalecendo a atuação de organizações da sociedade civil no combate à desinformação e na promoção da educação midiática. Atuei na representação institucional frente a stakeholders como Tribunal Superior Eleitoral, Advocacia Geral da União, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Coalizão Direitos na Rede, Pacto pela Democracia e organizações da sociedade civil.
  • Coordenei equipes multifuncionais para implementação de projetos de educação midiática com foco em populações vulneráveis, como o Protocolo Ipê, que promoveu workshops sobre desinformação climática junto a jovens no Amazonas, promovendo um evento no Congresso Nacional sobre o tema; e o projeto Nossas Vozes, iniciativa de educação midiática para jovens ribeirinhos no Amazonas.

 

Ago/2022 – Fev/2023

NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA ELEITORAL, Advogada em ações de litigância estratégica para combate à desinformação.

  • Realizei o monitoramento de conteúdos desinformativos e de ameaça à integridade eleitoral em 2022.
  • Fui pesquisadora no projeto MonitorA sobre violência política de gênero contra candidatas e mulheres politicamente ativas durante as eleições de 2022, desenvolvido pelo InternetLab, NúcleoJor, AzMinas e Núcleo de Inteligência Eleitoral.

 

Mai/20 – Fev/2022

INSTITUTO LIBERDADE DIGITAL, Diretora de planejamento e pesquisa

  • Responsável pelo planejamento e desenvolvimento de projetos de pesquisa em temas como direito eleitoral digital, desinformação e criptografia.
  • Atuei como gestora de projetos no Curso de Direito Eleitoral Digital, primeiro curso realizado em âmbito nacional para todas as Escolas Judiciárias dos Tribunais Regionais Eleitorais e Tribunal Superior Eleitoral.
  • Desenvolvi o Observatório Eleitoral Digital, projeto de monitoramento do judiciário e legislativo em temas afeitos ao direito eleitoral e digital.
  • Atuei como gestora de projetos e pesquisadora no projeto Incodes, pesquisa que entrevistou mais de 100 especialistas e profissionais em diversas áreas sobre a relação entre criptografia e a disseminação da desinformação, a privacidade e rastreabilidade na segurança pública e as criptomoedas no Brasil.

 

Junho/2018 – Junho/2019

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE - São Paulo, SP, Coordenadora do Grupo de Estudos de Eleições, Direito e Empreendedorismo

  • Coordenei os grupos MackEleições e Empreendireito, monitorando legislações, decisões judiciais e tendências jurídicas em direito eleitoral e empreendedorismo, além de estruturar e gerenciar o cronograma de atividades, seleção de participantes e divulgação dos trabalhos.
  • Participei de reuniões e debates sobre direito digital e eleitoral com especialistas, advogados e representantes de empresas como Mercado Livre, Google e Meta, além de juízes e desembargadores.

 

Jan/2011 – Jun/2018

SUZANO PAPEL E CELULOSE, Analista Financeira

  • Responsável pelo planejamento de projetos e captação de recursos junto a bancos de fomento (Banco Mundial, BNDES, BNB) e bancos comerciais, gestão de obrigações contratuais e relações com stakeholders.
  • Trabalhei na primeira emissão brasileira de Green Bonds e no financiamento de equipamentos importados para a fábrica do Maranhão com Agências de Crédito a Exportação, participando na negociação, contratação e gestão das obrigações do financiamento.
  • Acompanhei o processo de due diligence para financiamentos, a gestão e acompanhamento de visitas técnicas, auditorias socioambientais e relatórios de monitoramento socioambientais.

 

OUTROS PROJETOS

Ago/2021- Atual - INTERNET SOCIETY - CAPÍTULO BRASIL, Coordenadora voluntária do Grupo de Trabalho de Responsabilidade de Intermediários (GT-RI) e membro da Internet Society/BR.

• Atuo na promoção de estudos e debates sobre o papel das plataformas no ambiente digital, sua responsabilidade e responsabilização, sobretudo diante de conteúdo de terceiros, e de dilemas acerca da liberdade de expressão e privacidade.

  • Experiência com análise e aplicação do Marco Civil da Internet, LGPD, e legislações específicas sobre moderação de conteúdo em plataformas digitais
  • Acompanhamento ativo de discussões regulatórias como o PL 2.630/2020 (Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet)
  • Coordenei e fui co-autora do Dossiê de Impacto na Internet “Regulação de plataformas no Brasil: o caso do Projeto de Lei 2.630/2020”, que analisou o Projeto de Lei à luz da metodologia de Avaliação de Impacto da Internet proposta pela Internet Society.
  • Fui co-autora do Dossiê de Impacto que analisou a proposta de cobrança do fair share ou taxa de rede para plataformas digitais pelo volume trafegado, proposta pela Conexis, representante das maiores empresas de telecomunicações no Brasil.

Fev/24 – Abr/24 – Pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

  • Pesquisadora no projeto Plataforma Multidisciplinar de Escuta Social Digital, Combate à Desinformação e Promoção aos Direitos Difusos.

 

Nov/23 – Jan/24 – Pesquisadora em projeto do Instituto Democracia em Xeque

  • Desenvolvi uma análise dos termos de uso das plataformas para publicidade digital e conteúdo, procurando mapear as possibilidades de publicidades e as regras de cada uma delas, especialmente para anúncios veiculados por entidades governamentais e relacionados a conteúdo político e temas afeitos a políticas públicas.

 

Mai/22 – Dez/22 – Projeto dTeach

  • Desenvolvi o conteúdo educacional sobre blockchain para formação de professores do ensino médio no projeto dTeach.

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Programa de Imersão da Escola InternetLab sobre Integridade e Segurança na internet. Aprofundamento em mecanismos de moderação de conteúdo, políticas de Trust & Safety, e inteligência artificial voltada para a moderação. Período: jun/24, 55 horas.

Mestrado em Direito Político e Econômico, linha de pesquisa “Cidadania modelando o Estado” – Universidade Presbiteriana Mackenzie |Ago/2021 -Ago/2023

Dissertação: “Desafios à legitimidade eleitoral: o discurso contra a integridade eleitoral nas redes e a atuação da Justiça Eleitoral em 2022”.

Pós-graduação em Direito Eleitoral – Instituto para o Desenvolvimento Democrático (IDDE) | Dez/2019 – Dez/2020

Pesquisa: “Dilemas de pré-campanha: o impulsionamento de conteúdo em campanhas eleitorais”

Graduação em Direito - Universidade Presbiteriana Mackenzie | Jun/2014 – Jun/2019

Monografia: “Entre bytes e sangue: quando o discurso de ódio se torna violência real”.

Graduação em Administração de Empresas – Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) | Jan/2007 – Dez/2010

Monografia: “Gestão de conhecimento na Suzano Papel e Celulose”

LÍNGUAS

Inglês – Avançado, Fundação Richard Hugh / Fisk

Espanhol – Avançado, Instituto Cervantes

Português – Nativo

 

(IV) Motivação para candidatura
 
"Meu nome é Camila Akemi Tsuzuki e, atendendo à convocatória, gostaria de me candidatar ao cargo de diretora administrativa.
 
Sou advogada, pesquisadora e atualmente, atuo como coordenadora de pesquisa no InternetLab, centro de pesquisa focado em direitos humanos e tecnologia. Faço parte do Capítulo Brasileiro da ISOC desde 2021, envolvida especialmente nos trabalhos do Grupo de Trabalho de Responsabilidade de Intermediários, onde hoje atuo como co-coordenadora.
 
Ao longo desse período, tive a oportunidade de conhecer os princípios e as agendas que orientam o trabalho da organização no Brasil, assim como sua atuação global, e identifico um forte alinhamento entre a ISOC e meus próprios interesses e experiências profissionais. 
 
Ao me candidatar ao cargo de Diretoria Administrativa, espero contribuir para viabilizar e ampliar o impacto do trabalho desenvolvido pelo Capítulo, sobretudo a partir do fortalecimento institucional, da governança e da gestão administrativa de suas atividades.

Desde já agradeço a consideração de minha candidatura.
Atenciosamente,"