20 Janeiro 2021

Eleições 2021 - Candidatos

Conselho Fiscal - 3 Vagas

Alexsandro Cardoso Carvalho

Curriculum Resumido:

Sou graduado em Informática e Gestão de Negócios, especialista em Segurança em Redes de Computadores e especialista em Direito Educacional. Trabalho como Analista de TI na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde exerço a chefia da Divisão de Gestão da Informação e a vice-presidência do CSIRT. Sou membro da ISOC desde a assembleia de fundação e participei das capacitações em MANRS(2019) e Cifrado (2020).

Motivação para Candidatura:

Prezados colegas, Apesar de ser uma contribuição pequena para o capítulo, coloco-me a disposição da ISOC Brasil para continuar no Conselho Fiscal da entidade.

 

Guilherme Alves

Curriculum Resumido:

Jornalista (UERJ) e Mestre em Tecnologia e Sociedade (UTFPR), atua como coordenador na SaferNet Brasil. Foi integrante do conselho de diretores do Youth Observatory, Grupo de Interesse Especial ("SIG") de Jovens da Internet Society (2018-2020), atuando como chefe da comissão editorial. Foi NRI Leaders Fellow do LACNIC (2019), facilitador do Programa Youth Brasil do CGI.br (2019) e aluno da Escola de Governança da Internet (2017). Tem atuado na organização de workshops para o Fórum da Internet no Brasil e Internet Governance Forum desde 2017. Currículo completo: https://www.linkedin.com/in/guilherme7alves/

Motivação para Candidatura:

Sou membro da ISOC Brasil desde 2016, e desde então tenho me envolvido em projetos do capítulo, como o Chapterthon (2017) e a assessoria de comunicação (2020). Tendo participado anteriormente da diretoria de um SIG, tenho relativa experiência com relação ao funcionamento da ISOC, o que acredito que é útil para uma atuação responsável como Conselheiro Fiscal voluntário. 

Apresento minha candidatura como jovem profissional que gostaria de contribuir mais concretamente com a evolução do capítulo, trazendo ideias para uma atuação mais efetiva e técnica junto à comunidade e sugestões para o uso responsável e crítico dos recursos financeiros.



Juliana Novaes

Curriculum Resumido:

Juliana Novaes tem formação em Direito pela USP (em andamento), é pesquisadora na área de direito e tecnologia e ativista dos direitos digitais. Faz parte do Conselho Diretor do Youth Observatory da Internet Society/Youth SIG e é membro ativo da ISOC Brasil há 2 anos, tendo participado em projetos como Girls in ICT Day e do curso sobre regularização de provedores comunitários organizado em parceria com o Instituto Bem Estar. 

É Alumni da 5ª Edição da Escola de Governança da Internet, foi bolsista do programa Youth Brasil do CGI.br em três edições consecutivas e atualmente é Facilitadora do mesmo. 

Atua como Internet of Rights Fellow na ARTICLE 19, trabalhando diretamente com temas como redes comunitárias e regulação do setor de telecomunicações. 

Motivação para Candidatura:

A ISOC Brasil tem um papel extremamente relevante no ecossistema brasileiro de governança da Internet, servindo não apenas como um agente desenvolvedor de projetos, mas também como um espaço de acolhimento e discussão para pessoas de diferentes setores e graus de experiência. 

Trata-se, dessa forma, de uma plataforma com grande potencial para a realização de iniciativas com impacto positivo para a Internet brasileira. 

Nesse sentido, tenho participado das atividades do capítulo como membro ativo desde o ano de 2018, tendo focado minha participação em temas como a inclusão de mulheres, jovens e iniciativas envolvendo redes comunitárias. 

Desejo fazer parte do Conselho Fiscal da ISOC Brasil, pois acredito muito no potencial de crescimento e melhoria das atividades do capítulo e desejo contribuir com um papel mais ativo em sua consolidação. 

 

Nathalia Sautchuk Patricio

Curriculum Resumido:

Possui graduação e mestrado em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente, é German Chancellor Fellow pela Alexander von Humboldt Foundation, pesquisando neutralidade da rede no Centre for Global Cooperation Research da Universidade de Duisburg-Essen na Alemanha. Atua como professora em cursos de especialização na área de TI. É membro do Comitê de Programa do LACNOG e da comissão fiscal do capítulo brasileiro da Internet Society. Também é representante da região da América Latina no NRO Review Committee.

Motivação para Candidatura:

Já contribui com o capítulo brasileiro da Internet Society em diversas oportunidades, como em 2016 em que articulei um grupo de trabalho sobre criptografia, que produziu um documento enviado para o processo da ADPF sobre a criptografia do WhatsApp. Também organizei um ano o nó brasileiro do InterCommunity e ajudei na organização do ICT Girls Day em conjunto com a Pollyanna, no qual fizemos um webinar com mulheres da área de TI. Além disso, ajudei a conduzir o projeto do Chapterthon em 2019. Faço parte do conselho fiscal nos últimos dois anos e gostaria de me candidatar a um novo mandato. 

 

Rodrigo Cardoso Silva

Curriculum Resumido:

  1. Doutor em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com bolsa Capes, sob a orientação do Prof. Dr. Demi Getschko (2020). (Link da tese: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23126).
  2. Doutorado com período “sanduíche” no exterior com bolsa Capes (2018) e o apoio do Fundo de Desenvolvimento Regional Europeu pela Universidade Tecnológica de Tallinn (TALTECH), Estônia (2019).
  3. Mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), sob a orientação do Prof. Dr. Gilberto Marcos Antonio Rodrigues (2013).
  4. Bacharel em Direito pela Universidade Paulista (UNIP) (2008).
  5. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) (2000).
  6. Certificações de destaque: * ABNT NBR ISO/IEC 27001 | 27002 Gestão da Privacidade de Dados (2019); * _Cyber Security - TalTech (2018); _ * _Secure e-Governance - TalTech (2018);_ * _Fundamentals of Incident Handling (FIH)_ - Cert.br (2017); * Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI) - CGI.br (2016); * Laboratório de IPv6, Ceptro.br (2016); * _ISO/IEC 27002 Cloud Services (2016); _ * _ISO/IEC 27032 Cybersecurity (2015); _ * _Knowledge Management in Government - United Nations (2012);_ * _Electronic and Mobile Government - United Nations (2012);_ * Litígio Internacional - _Universität Heidelberg_ (2011); e * _ISO/IEC 27001 (2001)_ _Information Security Foundation_.
  7. Membro filiado à Sociedade Brasileira de Computação (SBC),_International Law Association (ILA)_, _Internet Society (ISOC) Chapter Brazil_, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - (ComitêABNT/CEE-307) e Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI).
  8. Participação em encontros da _ICANN, IETF, LACNIC, IGF_ e_FIRST_.
  9. Experiência profissional nos últimos cinco anos: * Assessor Especialista (CGI.br | NIC.br, 2020 - atual); * Consultor de Segurança e Privacidade (Turing Security, 2019-2020); * Consultor Educacional - EaD (SENAC, 2019); * Coordenador de Cursos Tecnológicos (Universidade São Judas Tadeu,2014-2016); e * Professor Universitário (Universidade São Judas Tadeu, 2013-2016).
  10. As publicações acadêmicas produzidas abordam aspectos técnicos computacionais e do universo jurídico com o objetivo de diminuir a incompreensão de assuntos latentes e importantes que impactam na educação e políticas públicas da Internet no Brasil e exterior.
  11. Investigador individual do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação Brasileiro (2017), organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Motivação para Candidatura:

Olá Membros da ISOC Brasil, o meu nome é Rodrigo Silva e sou candidato para a vaga de MEMBRO DO CONSELHO FISCAL da ISOC Capítulo Brasil.

Tenho 42 anos de idade e pai da garotinha chamada Sarah de 04 anos de idade. A minha experiência na função de pai tem aspectos singulares e, um deles, é observar o desenvolvimento da Sarah como parte _“sine qua non”_ de sua geração na Internet. E, nos tempos atuais e vindouros, a Internet está cada vez mais indispensável, potencializando, assim, o nosso dever de responsabilidade para o legado no futuro.

Com base nesta reflexão, surge a minha motivação de agir e participar mais de perto das decisões da ISOC Brasil, não apenas como Membro, mas na posição de MEMBRO DO CONSELHO FISCAL NO CAPÍTULO BRASIL.

Sou Membro da ISOC Capítulo Brasil desde o ano de 2011 e, absolutamente, posso afirmar que a minha experiência profissional e formação acadêmica podem colaborar para fortalecer o benefício que a Internet traz para a sociedade e, consequentemente, apoiar a mantê-la aberta e autônoma no Brasil e no cenário internacional.

Portanto, eu tenho plena condição de atuar no cargo de MEMBRO DO CONSELHO FISCAL e ajudar a ISOC Capítulo Brasil na evolução da Internet no país como parte da cooperação internacional da Internet Society.



Diretor de Eventos e Comunicação - 1 Vaga

Luã Fergus Oliveira da Cruz

Curriculum Resumido:

Luã Cruz é um amazonense de 26 anos. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo sido aluno intercambista na Universidade NOVA de Lisboa. Atualmente é mestrando em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp e pesquisador na equipe de telecomunicações e direitos digitais do Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Em 2019, foi Google Policy Fellow da organização colombiana Fundación para la Libertad de Prensa (FLIP). Foi também pesquisador assistente do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV DIREITO RIO (CTS/FGV). É membro fundador do Youth Special Interest Group, da Internet Society (Youth SIG - ISOC), onde atuou como Chefe da Comissão Editorial no biênio 2015-17.

Motivação para Candidatura:

Meu interesse em participar deste processo eleitoral surgiu primordialmente da minha vontade em poder contribuir de maneira mais ativa com as atividades do capítulo brasileiro da Internet Society. Acompanho o trabalho dos membros e já estive presente em diversos encontros anuais, mas apesar de ler os materiais produzidos e estar por dentro das campanhas desenvolvidas, acredito que tenho muito a contribuir para o crescimento da ISOC Brasil para além da minha simples audiência.

Outro ponto que me motiva é o fato de conhecer e ter contato com a estrutura organizacional da Internet Society há anos, inclusive, auxiliei na criação de um Grupo de Interesse Especial ainda em 2015, o Youth SIG. Sendo assim, tenho noção das possibilidades de crescimento e fortalecimento das atividades do capítulo brasileiro, seja na divulgação de resultados e conquistas ou na captação e envolvimento dos membros não-votantes.

Por fim, sinto que minha candidatura também é motivada pela atual conjuntura política, e aqui não me refiro somente à política governamental, mas à própria política interna da Internet Society, e também de seu capítulo brasileiro. A renovação ocorrida nos quadros da diretoria no último pleito provocou um grande interesse em submeter minha candidatura para este pleito atual, fazendo com que crescesse o desejo em somar e contribuir para os trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos pela diretoria.

 

Diretor Presidente - 1 Vaga

Flávio Rech Wagner

Curriculum Resumido:

Engenheiro Eletrônico pela UFRGS (1975), Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS (1977), Doutor em Informática pela Universidade de Kaiserslautern, Alemanha (1983), Pós-Doutorados pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble, França (1992 e 2002). Professor da UFRGS desde 1977, tendo chegado a Professor Titular do Instituto de Informática em 1996, aposentado desde agosto de 2017, ainda atuando como Docente Colaborador da Universidade. Diretor do Instituto de Informática da UFRGS entre 2006 e 2011 e Diretor do Zenit - Parque Científico e Tecnológico da UFRGS entre 2011 e 2016, além de muitos outros cargos de coordenação na Universidade.Atuação em pesquisa científica em diversas sub-áreas da Computação, tendo sido beneficiário de bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq de forma ininterrupta desde 1985 até 2019 (último nível I-B), com mais de 250 publicações científicas em periódicos e conferências nacionais e internacionais. Atual Presidente da ISOC Brasil, desde fevereiro de 2018. Presidente da SBC - Sociedade Brasileira de Computação em dois mandatos (1999-2001 e 2001-2003), tendo ocupado diversos outros cargos em sua Diretoria por outros oito anos. Conselheiro da SBC em dois diferentes mandatos. Agraciado pela Presidência da República com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2009. Conselheiro do CGI.br - Comitê Gestor da Internet no Brasil por três mandatos consecutivos (2008-2010, 2011-2013, 2014-2016), como representante da comunidade científica e tecnológica. Instrutor de diversas edições da Escola de Governança da Internet, promovida pelo  CGI.br. Coordenador da programação do Fórum da Internet no Brasil, em suas quatro últimas edições (2017 a 2020). Membro do Conselho de Administração do NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR por dois mandatos consecutivos (2013-2014, 2015-2016). Membro do MAG - Multistakeholder Advisory Committee, com mandato entre 2015 e 2017, grupo de trabalho da ONU encarregado da programação do IGF - Internet Governance Forum. Participante de todas as edições do IGF desde 2012. Membro do Executive Multistakeholder Committee do evento NETmundial, em 2014, comitê responsável pela sistematização das contribuições da comunidade e pela elaboração do documento final do evento. Participação ativa em encontros da ICANN, desde 2009. Sócio fundador da SBC. Sócio do IEEE - Institute of Electrical and Electronic Engineers, da ACM - Association for Computing Machinery e da ISOC - Internet Society.

Motivação para Candidatura:

Ocupo a posição de Presidente da ISOC Brasil desde fevereiro de 2018. Neste período, me dediquei de forma intensa à nossa entidade, procurando fazê-la avançar no cumprimento de sua missão. Atuei de maneira equilibrada em todas as dimensões necessárias - na ação política, no desenvolvimento de atividades (projetos, cursos, eventos, webinars), na organização administrativa e financeira, no estabelecimento de parcerias com outras entidades, no engajamento nas atividades técnicas e administrativas da ISOC global e no estabelecimento de uma comunicação mais efetiva com nossos membros.

Creio que muito foi alcançado nestes três anos, não pela minha ação individual, mas pelo trabalho conjunto com os demais membros da Diretoria, pelo engajamento de muitos membros voluntários e pelas parcerias com outras entidades e com a ISOC global. Sem isto, as atividades do capítulo não teriam avançado. 

Temos hoje a registrar um volume bastante significativo de atividades. Nosso capítulo tem sido apontado como exemplo pelo staff da ISOC global. Mas muito mais ainda pode e deve ser realizado. 

Mais parcerias são necessárias, para que possamos desenvolver novas atividades. Mais membros individuais precisam se engajar de forma ativa no capítulo, e para isto eles precisam perceber mais valor oferecido pelo capítulo, o que também exige contínua melhoria em nossa comunicação. Mais membros organizacionais (entidades, empresas) precisam ser captados e se transformar em parceiros de ações técnicas e políticas. Nossa ação política precisa ser mais ampla e mais efetiva. Precisamos captar mais recursos financeiros, para que tenhamos uma estrutura mais robusta para apoiar nossas atividades.             



< Home